Construção de imóveis residenciais para vender pode ser um excelente negócio


Construção

Construção de imóveis residenciais para vender pode ser um excelente negócio

Tudo depende da sincronia de todas as etapas envolvidas no processo, que vão desde a compra do terreno até a comercialização

A expectativa do mercado de construção civil é de que este ano termine com recuo de 0,98% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. “A partir de 2015, com o forte enfraquecimento da economia e as incertezas políticas, o cenário do mercado imobiliário brasileiro inverteu a tendência de crescimento”, avalia Enio Klein, CEO da K&G Sistemas e professor de vendas e marketing da Business School São Paulo. Segundo ele, esse cenário ainda vai durar algum tempo, até que as condições da economia retornem a um patamar favorável.

Tendo em vista esse cenário, um dos negócios que aparentam ser promissores é a construção de imóveis residenciais para vender, pois o mercado de moradias sempre tem a tendência a se recuperar primeiro. “É histórico. Isso porque as políticas governamentais, mesmo em tempos de crise, privilegiam os programas habitacionais. Há duas semanas, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em entrevista a um canal de notícias, afirmou que o governo pensa em ampliar os limites para compra da casa própria com recursos do FGTS. Segundo o ministro, o objetivo é beneficiar a classe média. Ou seja, com a injeção de recursos e financiamento, a construção de imóveis para moradias parece ser um negócio promissor”, afirma Enio Klein.

O especialista em vendas ressalta que a construção civil é uma atividade complexa. A começar pelo ciclo de produção, que pode variar conforme o tipo de projeto. Pode-se considerar construção de moradias, de instalações empresariais, de escritórios, salas comerciais, galpões ou fábricas. Isso sem contar estradas e obras de infraestrutura. “Tudo isso nos leva à conclusão de que, quando falamos em venda na construção civil, devemos qualificar muito bem o cenário. Pode ir da venda de serviços à comercialização de imóveis. Cada cenário traz à mesa ciclos, estratégias, capacitações e valores muito distintos, que tornam a atividade de vendas um capítulo à parte nessa indústria.”

Afinal, como desenvolver a atividade de vendas dentro de uma das principais indústrias de nossa economia? Enio Klein explica que, mesmo em um cenário de dificuldades, pessoas e empresas continuam demandando imóveis e construtoras continuarão a vender imóveis. O que muda? “Uma enorme sensibilidade a preços por parte de quem compra e uma gama bastante grande de ofertas e preços no mercado. Isso fortalece a atividade de vendas, que precisa ser repensada dentro do mercado imobiliário”, afirma. “Conversando recentemente com executivos comerciais de duas das principais construtoras do país, a opinião de que a postura de vendas precisa ser revista é unânime, tanto que se nota um movimento no mercado imobiliário no sentido de reciclar seus corretores. Tanto os autônomos quanto os empregados”, completa.

PLANEJAMENTO

Enio Klein, CEO da K&G Sistemas, diz que, mesmo em um cenário de dificuldades, pessoas e empresas continuam demandando moradia e construtoras continuarão a vender imóveis	 - Arquivo pessoalEnio Klein, CEO da K&G Sistemas, diz que, mesmo em um cenário de dificuldades, pessoas e empresas continuam demandando moradia e construtoras continuarão a vender imóveis

A lucratividade depende, em parte, de fases anteriores à venda, como a escolha do terreno e a construção do imóvel. “Esse processo começa com o planejamento do empreendimento, no qual respostas importantes devem ser obtidas: quem vai comprar, qual o nível de exigência em termos da qualidade do acabamento, localização, potencial de compra (quem compra e quanto pode pagar), entre outras exigidas em qualquer plano de negócios”, relata o especialista. “Durante o tempo das vacas gordas, muitos investidores entraram neste mercado e, por falta de planejamento e de um bom plano de negócios, quebraram a cara.”

Quando feitas com o cuidado devido, as margens de comercialização poderão ser bem maiores em função da maior valorização do imóvel. Mas a atividade de venda é decisiva para que essa atividade dê os resultados pretendidos. O especialista em vendas destaca que é muito importante, para aquele que irá comercializar imóveis, entender quais os perfis de indivíduos que foram a base da escolha do terreno, do projeto de arquitetura, da qualidade do material de construção e acabamento. Esses fatores estão associados ao preço do imóvel, o qual, no fim do dia, será o “valor percebido” pelo futuro comprador.

COMPORTAMENTO DO CLIENTE

Enio Klein diz que se o mercado a ser trabalhado pelo vendedor não for compatível com os parâmetros da construção, será muito difícil a comercialização dos imóveis e o vendedor corre o risco de falta de liquidez, além da necessidade de fazer concessões ou dar descontos para que possa vendê-los. “Entender o comportamento de compra do cliente é fundamental, assim como os custos da obra, para determinar as margens de lucro possíveis, levando-se em conta os valores de venda praticados para moradias semelhantes na mesma região.”

Tudo isso é vital para as margens e a lucratividade do empreendimento, observa Enio Klein. “A construção de casas para vender pode ser um excelente negócio. Porém, é importante sincronizar todas as etapas, desde a compra do terreno até a comercialização, tornando compatível a localização, o tamanho, a qualidade e o preço ao potencial mercado comprador. O papel do vendedor é importante para o negócio, pois dele depende a preservação das margens e o sucesso na conversão de vendas.”

Fonte: Lugar Certo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s