10 dicas importantes para uma entrevista de emprego


quais-sao-as-caracteristicas-do-candidato-mais-valorizadas-na-entrevista-de-emprego20140507

Sabemos que a crise econômica está dificultando que muitos brasileiros consigam recolocação no mercado de trabalho. Entretanto, devemos ser otimistas. É hora de entender como obter sucesso na entrevista de emprego para que você tenha mais chances de conseguir a vaga tão almejada. Este artigo aborda as 10 mais importantes – as 10 melhores – dicas para entrevistas de emprego, segundo a visão da Psicologia Organizacional e do renomado, Dr. Randall S. Hansen, um dos mais antigos e conceituados profissionais de desenvolvimento profissional.

  1. Pesquisar o empregador

O sucesso em uma entrevista de emprego começa com o conhecimento sólido vindo daquele que está em busca da vaga. Você deve conhecer o empregador em potencial, as exigências do trabalho, e as expectativas da pessoas – ou das pessoas – que estiverem lhe entrevistando. Quanto mais você pesquisar, mais você vai compreender a respeito da vaga e do empregador, e maior será sua capacidade para dar responder adequadas durante a entrevista (assim como fazer perguntas inteligentes). As fontes de informações incluem o site da organização e outros materiais já publicados a seu respeito, ferramentas de busca online, e questionamentos diretos que você pode fazer em sua rede de contados.

  1. Revisar questões mais comuns em entrevistas e preparar respostas.

Outro ponto chave para o sucesso é preparar respostas para perguntas esperadas e mais usadas nas entrevistas de emprego. Se possível, procure descobrir sobre o tipo de entrevista que é utilizada pelo empregador em potencial. Além disso, busque compor respostas detalhadas e breves, com foco em exemplos reais e realizações específicas. Uma boa maneira de lembrar suas respostas é colocá-las em forma de uma história que aborda os pontos mais importantes de sua carreira profissional: quais fatores lhe motivaram para obter a formação e carreira que possui, suas maiores qualidades e defeitos, motivos pelos quais deve ser contratada, características diferenciais e importantes para a função. Não é necessário decorar as respostas (e nem indicado), entretanto, é importante ser capaz de falar a respeito de si mesmo com propriedade. Você também pode consultar um psicólogo ou profissional da área de RH para conhecer alguns dos tipos de perguntas mais utilizadas em entrevistas: perguntas comportamentais, perguntas tradicionais, entrevista por competência, técnica da estrela, entre outras. E assim compor suas próprias respostas, considerando sempre sua trajetória profissional e aspectos importantes para o ambiente de trabalho.

  1. Vestir-se para o sucesso.

Pensar em se vestir de um modo que se adapte à organização e sua cultura, esforçando-se para manter a aparência mais profissional que você poder. Se lembre que é sempre melhor esbanjar um visual sério do que um visual informal – bem como usar roupas que se encaixam bem em seu manequim e que estejam limpas e passadas. Mostre o mínimo possível de acessórios e joias. Tente não fumar ou comer pouco antes da entrevista – e, se possível, escove os dentes ou use um bom enxaguante bucal. Você também pode encontrar mais dicas de vestuário social e casual em sites de busca online, programas de televisão ou com vendedoras de lojas de roupa.

  1. Chegar a tempo para a entrevista – e preparado para o sucesso.

Não há desculpa para sempre chegar atrasado para uma entrevista – que não seja algum tipo de desastre que o persiga dia após dia. Se esforce para chegar cerca de 15 minutos antes de sua entrevista agendada para evitar imprevistos e instalar-se com segurança. Chegando um pouco mais cedo você também ganha a ótima oportunidade de observar a dinâmica do local de trabalho. Um dia antes da entrevista providencie cópias extras de seu currículo e carta de referência. Se você tem um portfólio ou qualquer tipo de amostras do seu trabalho, leve estas também com você. Finalmente, lembre-se de levar mais de uma caneta e um bloco para tomar nota dos pontos mais importantes. Por fim, ao chegar no local onde será entrevistado, desligue seu telefone celular e quaisquer outros dispositivos que possam interromper a entrevista. (E se você estiver com goma de mascar, livre-se dela.)

  1. Promova boas primeiras impressões – em todos que encontrar.

A regra fundamental da entrevista: seja educado e ofereça saudações autênticas a todos que você encontra – da equipe responsável pela higienização até o gerente que irá lhe entrevistar. Os empregadores muitas vezes são curiosos a respeito do modo como candidatos a emprego tratam os membros de sua equipe de trabalho – e sua oferta de emprego pode facilmente ir por água abaixo se você for rude ou arrogante para com qualquer um dos colaboradores. Quando chegar a hora da entrevista, tenha em mente que as primeiras impressões – os entrevistadores fazem nos primeiros segundos, ao cumprimentá-lo – podem ser um fator decisivo em uma entrevista. Faça uma primeira impressão sólida, vestindo-se bem (conselho # 3), chegando cedo (conselho # 4), e, ao cumprimentar o entrevistador, expresse segurança, sorria, faça contato visual, e lhe dê um firme (nem mole e nem esmagador de ossos) aperto de mão. Se lembre que ter uma atitude positiva e expressar entusiasmo para o trabalho e empregador são vitais nos estágios iniciais da entrevista. Pesquisas apontam que os gerentes de contratação tomam decisões críticas sobre candidatos a emprego nos primeiros 20 minutos da entrevista.

  1. Seja autêntico, otimista, focado, confiante, sincero e conciso.

Uma vez que a entrevista começa, a chave do sucesso é a qualidade e entrega de suas respostas. Seu objetivo deve ser sempre a autenticidade, e responder com verdade às perguntas da entrevista. Ao mesmo tempo, o seu objetivo é chegar à próxima etapa, então você vai querer dar respostas focalizadas que mostrem suas qualidades, habilidades, experiência e ajuste – com o trabalho e o empregador. Apresentar exemplos consistentes de soluções de problemas anteriores e realizações são vitais – mas manter suas respostas curtas e diretas ao ponto. Ao preparar respostas para perguntas comuns da entrevista (dica # 2), você vai idealmente evitar respostas longas e incoerentes, que possam cansar os entrevistadores. Tente sempre manter respostas curtas e direto ao ponto. Por fim, não importa o quanto um entrevistador lhe ofereça iscas, nunca fale mal de um empregador, chefe ou colega de trabalho anterior. A entrevista é sobre você – e demonstrar que você é o candidato ideal para o trabalho. É importante buscar assessoria de um psicólogo ou profissional da área de RH para conhecer os erros mais comuns de candidatos durante entrevistas de emprego.

  1. Lembre-se de sua expressão corporal, evitando maus hábitos.

Embora o conteúdo de suas respostas na entrevista seja fundamental, uma expressão corporal inadequada pode ser uma distração para o entrevistador na melhor das hipóteses – ou uma razão para não contratá-lo na pior. As formas mais eficazes de expressão corporal: sorriso tranquilo, contato visual, postura sólida, escuta ativa, acenar com cabeça quando considerar algo importante. Na contramão destas, as mais prejudiciais são­: desleixo, olhar distante ou cabisbaixo, brincar com caneta, se remexer na cadeira, demonstrar muita ansiedade, utilizar goma de mascar, distrair-se com facilidade. Aprenda mais com algum profissional da área e conheça táticas para que sua apresentação não-verbal e comportamentos gerem uma impressão positiva.

  1. Fazer perguntas inteligentes.

Estudos mostram continuamente que os empregadores fazem julgamentos sobre o interesse do candidato no cargo avaliando se este faz ou não perguntas. Sendo assim, mesmo que o gerente de contratação tenha sido detalhista em suas discussões sobre a abertura de trabalho e aquilo que é esperado, você deve fazer algumas perguntas explorando pontos importantes ou que ficaram pouco esclarecidos. O candidato mais inteligente prepara perguntas a serem feitas dias antes da entrevista, acrescentando quaisquer dúvidas adicionais que possam surgir durante o processo. Para ter uma ideia de perguntas que você poderia fazer na entrevista, busque o apoio de um profissional da área e descubra os melhores tipos de questões que você deve fazer em uma entrevista de emprego, assim como aprender de que forma causar uma ótima impressão por meio das perguntas que você faz.

  1. Vender-se por toda parte e, em seguida, fechar o negócio.

Um ditado na área de RH diz que o candidato mais qualificado nem sempre é aquele que é contratado – o que significa que o contratado é muitas vezes o candidato que faz o melhor trabalho na hora de responder às perguntas da entrevista e mostrar seu ajuste ao cargo, departamento e organização. Alguns comparam a entrevista de emprego com um processo de venda. Você é o vendedor – e o produto que está vendendo para o empregador é a sua capacidade para preencher as necessidades da organização, resolver os seus problemas, e impulsionar o seu sucesso. Ao final, conforme você fica mais relaxado com a situação de entrevista, pergunte sobre os próximos passos do processo seletivo e o tempo que o entrevistador julga que necessitará para decidir quem será contratado. Se você está participando de uma vaga em vendas – ou uma posição que exige agressividade equivalente – considere pedir para assumir a vaga, ao final da entrevista.

  1. Agradeça ao entrevistador(es) pessoalmente, por e-mail ou correio postal.

Como você já viu, desde as dicas anteriores, cortesia e polidez podem te levar longe na entrevista. Assim, a importância de agradecer a cada pessoa que entrevistou você deve ser compreendida sem nenhuma surpresa. Inicie o processo durante na entrevista, agradecendo a cada pessoa que o entrevistou. Escrevendo e-mails de agradecimento e notas logo após a entrevista não vai garantir a vaga de emprego, mas vai certamente dar-lhe uma vantagem sobre qualquer um dos outros finalistas que não tenha se preocupado em enviar ou fazer qualquer tipo de agradecimento. Para obter mais dicas sobre como escrever notas de agradecimento, busque o auxílio na internet ou de um bom profissional.

Considerações finais sobre o sucesso na entrevista de emprego

Êxito em entrevistas de emprego demanda o estudo, prática e persistência. Quanto maior o esforço que colocar em sua preparação para entrevistas, mais sucesso você verá na obtenção de ofertas de emprego – especialmente se você se lembrar e seguir estas dicas. Por fim, se você ainda está à procura de ainda mais informações, recursos, ferramentas e exemplos relacionadas com entrevistas, é indicado que busque estudar ainda mais e, se possível, contar com apoio de um bom profissional, se possível das áreas relacionadas à Psicologia, RH ou Coaching Profissional.

Por Luiz Felipe Beraldi

Psicólogo CRP 06/124799

Contato: felipe.beraldi@outlook.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s