Erros comuns que você deve evitar ao captar um imóvel


captaçãoA captação de imóveis é uma das coisas mais importantes e desafiadoras do setor de comércio imobiliário. Não é uma tarefa fácil conquistar um cliente proprietário, de modo que confie seu imóvel sob a responsabilidade de um corretor para que este venha a negociá-lo com terceiros.

É por isso que, hoje em dia, o corretor deve superar as funções mais básicas de apresentar o local e as informações sobre o imóvel e passar a dar ênfase nos conhecimentos extras, como os relacionados ao meio jurídico e de documentos, e no fortalecimento de suas relações com as duas partes envolvidas no negócio. Nesse aspecto, o bom corretor deve chegar antes da concorrência, aprendendo como não cometer os seguintes sete erros na hora da captação.

Descuidar de sua imagem

Muitas vezes, a primeira impressão é a que fica. Portanto, cultive uma boa aparência, com cabelos penteados, unhas limpas e de forma a se apresentar sempre bem-vestido. Tenha uma imagem positiva de si, e seu potencial de vendas e negociação aumentará. Acredite!

Não conhecer bem os clientes

É importante que o corretor ouça seus clientes e entenda as razões que os levaram a vender seus imóveis. Os clientes devem ser motivados a falar e, com isso, a confiar no corretor para quem vai entregar seu imóvel para ser negociado.

Estabeleça vínculos mais sólidos com sua clientela. Mantenha contatos mais pessoais. Para os novos clientes em potencial, envie cartas de apresentação; para os antigos fregueses, proprietários dos imóveis e compradores, sempre que possível atenda as chamadas telefônicas com prontidão.

Ser um profissional mal informado e desatualizado

Informar-se acerca das novidades de sua atividade profissional, legislações e notícias afins é uma obrigação. Além de ter assunto para rechear convenientemente as conversas, poderá ter mais qualificações para argumentar com clientes, funcionários e concorrentes.

Aparecer mais do que o imóvel

Quem vai comprar um imóvel está mais interessado na aquisição do bem do que saber de suas conquistas e qualificações pessoais. Portanto, não fique contando vantagem sobre si mesmo e foque no principal: a venda (ou o aluguel) do imóvel. O cliente que tem um imóvel precisa perceber que ele será o protagonista da negociação, e não o corretor. Afinal, a corretagem é apenas o “miolo” da negociação.

Não transmitir confiança

A captação de um imóvel junto ao seu proprietário é uma tarefa que tem como base uma relação de confiança mútua e através da qual o corretor deve mostrar-se preparado, dedicado e com o correto comprometimento e conhecimento para tal. O bom captador deve dar ao cliente uma perspectiva de que, com ele, as chances de realizar o negócio serão grandes e seguras.

Não saber avaliar o imóvel

Desde o início, o proprietário precisa estar informado sobre os valores que serão cobrados pelo imóvel. Ao menos de maneira aproximada, e as variações presumidas de preços.

Se esse bate-papo inicial ocorrer de forma transparente, esclarecedora e ética, quando o corretor demonstrar que entendeu bem os desejos de venda ou locação do proprietário, existem mais chances de ele contratar os serviços de corretagem.

Desistir facilmente da captação mais árdua

Não seja persistente em demasia com aqueles clientes que parecem difíceis ou que se mostram quase inacessíveis. Mas também não desista facilmente de captar tal imóvel. Utilize e-mail, mensagem de celular ou correio de voz para manter contato. Apenas não seja irritante ou inoportuno. Mantenha-se presente e sempre comunicativo, dentro do possível, sem exagerar para não criar descontentamentos.

E então, como está sua prática de captação? Alguns desses erros estão presentes em seu dia a dia? Não deixe de comentar!

Fonte:Blog Bemdireto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s