Tomada com cronômetro evita desperdício de energia


Tomada com cronômetro evita desperdício de energia

Você sabia que deixar o carregador do celular ou de qualquer outro aparelho conectado na tomada mesmo após a recarga ter terminado é desperdício de energia? No universo do design, já existem ideias para solucionar problemas como este.

Uma delas é o “Dialug”, tomada criada pelos designers Dan Bee Lee, Jang Soo Kim, KyoYeon Kim e WooRi Kim.

dialug-300x290

A entrada do dispositivo funciona como um cronômetro analógico. Após colocar o eletrônico e girar a tomada no sentido horário, o contador se move de acordo com o tempo estabelecido e, ao final do período, corta a passagem de energia automaticamente.

Para que a corrente fique permanentemente aberta, basta girar a tomada no sentido anti-horário. Já a entrada de baixo funciona como qualquer outra, dando a possibilidade de utilizar o equipamento da forma que for mais conveniente.

No entanto, a opção mais simples e ao alcance de todos ainda é desligar os aparelhos da tomada assim que terminarem de ser carregados. O mesmo vale para televisores, aparelhos de som, impressoras e outros eletroeletrônicos que costumam ficar 100% do tempo na tomada. O modo stand by também consome energia e é considerado um “ladrão de energia”. Evitar esse tipo de desperdício pode gerar uma economia de cerca de 10% na conta de luz.

Fonte: Super Interessante – Blog Ideias Verdes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s