Seu Sucesso Depende de Como Você Vê o Sucesso dos Outros


Seu Sucesso Depende de Como Você Vê o Sucesso dos Outros

Eu não gosto muito de tratar de temas abstratos como “sucesso” porque qualquer coisa que a gente escreva acaba soando como aqueles batidos e picaretas manuais de auto-ajuda. Mas tem tanta gente boa por aí andando em círculos apenas por não entender que o “mindset” é boa parte da jornada, de maneira que acho valer à pena voltar a tocar no assunto.

Pense na última vez que alguém que você conhece fez algo memorável. Como você se sentiu? Você celebrou? Pense agora na última vez que você leu sobre o sucesso de outra pessoa. Lembrou? Do fundo do seu coração, você ficou feliz pelo sucesso alheio? Ou o primeiro sentimento que lhe veio foi “poderia ter sido eu”… “por que não eu?”.

Se aconteceu com você, não sinta-se culpado. Todos nós já passamos por isso. A verdade é que infelizmente no Brasil – e em muitos outros lugares no mundo, nós vivemos em uma sociedade crítica, cínica, onde automaticamente se assume o pior das pessoas. A quase ninguém é dado o benefício da dúvida. Então o empresário de sucesso da notícia do jornal, ele provavelmente sonega impostos – só assim alguém conseguiria acumular tanta riqueza em tão pouco tempo. O cineasta do qual todo mundo está falando, aquele deve ter um padrinho em algum alto círculo porque na realidade os seus filmes são bem fracos. O menino que criou uma empresa de sucesso da noite para o dia, ele deve ter nascido em berço de ouro senão nunca teria conseguido.

“Poderia ter sido eu”. “Por que não eu?”.

Se você identifica-se com esse tipo de comportamento, a hora de parar é agora.

Para começar, sucesso não é um jogo de soma zero. Há espaço para todo mundo. Não é porque a empresa do seu vizinho está de vento em popa que a sua vai quebrar.

Porém, o problema maior com esse tipo de comportamento é que ele funciona como um mecanismo de auto-sabotagem. No final das contas nós seres-humanos somos mamíferos tentando ser aceitos no nosso bando. Faremos qualquer coisa para nos sentirmos parte do grupo. Acontece que se a nossa reação frente a pessoas de sucesso é sempre uma que envolve cinismo, inveja, ciúme, sem querer nós estamos passando uma mensagem para o nosso cérebro: quando eu tiver sucesso, as pessoas serão cínicas, invejosas e ciumentas comigo. As pessoas ao meu redor não me aceitarão bem quando eu tiver sucesso. Não me sentirei parte do grupo caso eu tenha sucesso. Essa mensagem, repetida inúmeras vezes, acaba funcionando como uma âncora, impedindo que você tome ações e caminhos que efetivamente levarão ao sucesso. Pessoas com esse comportamento costumam ter as mais diversas desculpas para não terem atingido algo maior em suas vidas. Falta de tempo, falta de oportunidade, falta de dinheiro, qualquer coisa passa a ser desculpa. A verdade pode estar nesse mecanismo de auto-sabotagem.

Não entre nesse ciclo. Como diria o Didi, “é fria”.

Começe celebrando seus próprios sucessos, por menores que eles sejam. Fale sobre eles, comemore. Se você esperar pelo reconhecimento dos outros para então celebrar as suas conquistas, você estará delegando o controle sobre os seus sentimentos a respeito de você mesmo para os outros.

Depois, comemore as conquistas das pessoas ao seu redor. Faça como você gostaria que fizessem com você. Dê um presente para o seu amigo quando ele completar aquele curso de Mestrado. Um tapa nas costas que seja para o seu colega que realizou um bom trabalho na semana. Celebre as pequenas conquistas da sua equipe. Dessa forma você vai desfazer aquela imagem negativa frente ao sucesso dos outros. E quem sabe quebrar de uma vez a corrente que lhe prende no lugar e impede você de dar o grande salto para a frente.

Do Blog Tribo do Mause

Deixe um comentário

