Frases


Frases vazias são aquelas que de tanto uso já não servem a comunicação alguma. São ditas por dizer, para preencher um hiato na conversa, ou arrematar aquele papo que se faz longo e nos deixa já impacientes.

Você já disse (e ouviu) inúmeras vezes a famigerada frase “passa lá em casa!”. Assim mesmo, com ponto de exclamação no final, mesmo que quem exclama a frase não está nem aí para visita alguma. Quem ouve sequer pergunta o endereço, e se o conhece, sabe que você está apenas dizendo “tchau, tô indo!”.

Mas além das que exclama, há as frases que perguntam, mesmo sem esperar qualquer resposta. “Será que vai chover?” é uma delas. Ou então a frase de comentário inútil: “Puxa, como o ano está passando rápido”… Esta, claro, termina com reticências, pois pressupõe um silêncio contemplativo ao final.

Falamos pelos cotovelos, somos verborrágicos. Falamos por não suportar o silêncio ou para evitar a verdade. Melhor que dizer “estou ocupado, preciso ir”, você prefere a frase diplomática do “aparece lá em casa!”. Melhor do que silenciar e ouvir seus próprios pensamentos, você provoca o vizinho perguntando sobre as condições climáticas, mesmo que você, ou ele, não estejam preocupados ou interessados no assunto.

Pessoas que pouco falam nos incomodam. São definidas como tímidas, acanhadas, retraídas, sinônimos elegantes que escondem conceitos negativos como fracos, frouxos, débeis… Ou então são taxadas de sombrias, tristonhas, macambúzias. Em resumo, a palavra nos define e nos aparta. Cria uma estranha hierarquia, que define quem é vencedor e quem é perdedor.

Eduardo Galeano observa que a palavra que mais se escuta em todas as línguas é a palavra “eu”.  Mas nos lembra um ensinamento que perdemos no tempo: um estudioso das línguas indígenas revelou que a palavra mais usada pelas comunidades maias, a que está no centro de seus dizeres e viveres, é a palavra “nós”. Isso lhe sugere alguma coisa?

Anúncios

Uma consideração sobre “Frases”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s