Oportunidades Desperdiçadas


Oportunidades Desperdiçadas

Primeiro o crédito. Este post é inspirado em um tema que o Romeo Busarello ? Diretor de Internet da Construtora Tecnisa aborda em suas palestras e aulas: as incontáveis oportunidades desperdiçadas no universo de negócios. Há várias facetas aqui: podem ser as oportunidades que não vemos por falta de conexão com as mudanças da sociedade e com os desejos dos consumidores e podem ser os negócios certos perdidos em função de ineficiência. Muitas vezes colocamos nosso tempo, energia, experiência e conhecimento em busca de alternativas para vender mais, melhor e por mais tempo. Porém diversos motivos que acontecem no dia-a-dia levam ao desperdício de oportunidades.

No ano passado estive em diversas lojas de móveis e decoração realizando orçamentos como parte de um projeto sobre moradias (veja algumas reflexões no post: A Teoria dos Erros Básicos). Passados oito meses uma das marcas não me contatou uma única vez nem enviou o orçamento dos móveis escolhidos. Estive na loja quatro vezes, uma para orçar e as demais para cobrar o orçamento e telefonei mais umas três. Em todas as vezes que retornei a vendedora não estava e ninguém podia acessar seus arquivos para me apresentar o orçamento, nem mesmo a gerente. Ainda neste segmento fiz um orçamento em uma loja de luminárias e tentei marcar um horário em um sábado para esclarecer dúvidas e talvez para fechar o pedido. O vendedor me informou que não poderia me atender no sábado já que a loja tem muito movimento neste dia. Interessante. Ele tem tempo para atender novos clientes, mas não para fechar um pedido quase certo. Os dois exemplos são de marcas renomadas e localizadas em áreas nobres de São Paulo.

A área de marketing é sempre muito cobrada em apresentar soluções que façam acontecer e quando o resultado não é satisfatório é porque a campanha não foi forte, o folheto não chegou a tempo, não houve alinhamento ou a estratégia não foi bem escolhida.  Porém se fizermos um ?pente fino? em nossas práticas iremos descobrir situações cabeludas que todos os dias desperdiçam estes esforços.

Postado por Beth Furtado – Consumo e Inovação – 17/05/2010

Uma consideração sobre “Oportunidades Desperdiçadas”

  1. Senhores,

    gostaria de sugerir um blogue que deve ser de interesse dos senhores e de seu distinto público.

    Trata-se do Cemitério das Celebridades, um trabalho autoral, literário e debochado onde me proponho a desconstruir celebridades nacionais e a própria mídia incapaz de rever suas fórmulas desgastadas e idiotizantes.

    Apesar de seu tom irônico é espaço democrático onde nos desbruçamos sobre questões sociais pulsantes.

    O endereço é o seguinte: http://ocemiterio.wordpress.com

    Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário