Quer ser promovido? Seja um resolvedor de problemas!


Acompanhar a carreira de executivos ao longo dos anos e ver as progressões feitas de acordo as escolhas tomadas pelos mesmos é muito interessante. Existem várias maneiras de crescer na careira e tornar-se bem sucedido, mas a evidência tem me mostrado que crescem mais os que optam por caçar e resolver problemas. Incansavelmente!

Todos nós temos problemas para resolver na rotina diária de trabalho, mas tendem a ser mais bem-sucedidos aqueles que resolvem os seus problemas e ainda ajudam na solução de problemas que vão além do escopo previamente definido para seu posto de trabalho.

Por exemplo, mudar o plano de saúde dos funcionários é sempre uma questão polêmica e que para muitos empregados pode ser um problema. Se você é um profissional de RH encarregado desta tarefa, pode também elaborar uma série de workshops explicando aos funcionários o que levou a empresa a mudar de plano de saúde, mostrar um quadro explicativo com todas as novas vantagens e mostrar-se aberto para perguntas ao vivo durante as apresentações. Esqueça priorizar as respostas por meio de um endedereço de email; isto poderá ser considerado um meio de comunicação muito frio para um assunto tão importante como este.

Para você que tem uma equipe sob sua gestão, outro exemplo é ficar próximo de um outro time cujo gestor está de férias. Com sua experiência, você poderá suportar estes profissionais em problemas diários como a priorização de ações e até minimizar maiores riscos, uma vez que as correções poderão ser tomadas no início do problema.

Você pode se perguntar se vale à pena o esforço extra, se alguém está vendo sua performance diferenciada e se ao final do dia existe a certeza de que haverá uma recompensa.  A resposta é: não há garantias!! Mas é uma aposta a ser feita. Acreditem: na maioria das vezes este investimento tem um bom retorno!

Na pior das hipóteses, se você tiver uma performance extra, trabalhar duro e quando chegar sua vez, não rolar o reconhecimento, tenha certeza que o mercado fará isto. Não há empresa séria que desperdice a oportunidade de contratatar  um profissional que é reconhecido por muitos como um talento, mas às vezes deixa de ser valorizado por poucos.

No final das contas, esqueça crescimento profissional e promoção sem ter que ralar muito. Como dizia Aristóteles: ” Somos o que repetidamente fazemos. A excelência não é um feito, mas um hábito.” Potante trate de arregaçar as mangas e mãos-à-obra;  HOJE!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s