Dia da verdade!


Já vi muitas explicações para a data 1º de abril ter-se transformado no Dia da Mentira, mas gostei de saber que é lembrada também como o Dia dos Bobos… A brincadeira virou instituição nacional: os que se lembram contam a mentira para os esquecidos, que dão vazão à brincadeira. São estes, que vêem no dia de hoje apenas mais um dia no calendário, que acabam pagando o pato e comprando o mico…

Penso que a data poderia ter outro significado: o de elencar as mentiras que gostaríamos que fossem verdades. Poderíamos começar anunciando, por exemplo, que num dia como hoje se descobriu a cura do câncer, a vacina contra a AIDS, o remédio letal contra o esquecimento… Para além da medicina poderíamos divulgar que governos estaduais e municipais, em acordo com o federal, decidiram aplicar imediatamente todos os recursos possíveis na educação pública, contando neste esforço nacional com a compreensão da fatia mais rica da população, que doaria não somente os recursos faltantes, como também o apoio institucional.

Você aí deve imaginar outras notícias tão ou mais importantes que estas e, como eu, sentirá um tremendo vazio depois deste exercício a que chamo como “memória do bem”. Lembrar de coisas que nos fazem falta, que poderiam melhorar nossa vida e a de todos que nos rodeiam, é um jogo divertido, mas ao mesmo tempo frustrante. Se podemos sonhar, por que é tão difícil realizar?

Brincar com nossas misérias e desventuras é uma maneira de encarar nossas limitações. Mas seria inteligente se, para além disso, conseguíssemos mostrar a nós mesmos que somos capazes de superá-las.  Afinal, se escolhemos um dia do ano para nos fazermos de tolos, sobra-nos ainda muito tempo para encontrar saídas para nossas desventuras… Que tal buscar nos outros 364 dias alguns momentos de busca da verdade?

Texto de Alexandre Pelegi

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s