Bicicleta


Texto de José Luiz Tejon

Como conseguimos a felicidade, o sucesso, a superação?
Guias práticos para o sucesso.
Como atingir a felicidade em seis lições.
Voce pode superar tudo!

Um monte de frases de efeito e de promessas são realizadas para você todos os dias. E, você se olha, se espanta, e chega a tremer. Tremer e temer, pois ao ver a lista dos bem-sucedidos e a distância que o separa deles, dá uma sensação de impotência, de inferioridade….

Pois é, na verdade, a felicidade é o sucesso realizado. É a missão cumprida. É um desafio encarado e ultrapassado. Felicidade é a conquista alcançada. Portanto, o segredo da felicidade esta na escolha dos nossos desafios. Se forem tímidos demais, a vida fica monótona. Se forem distantes demais, ficam impossíveis e geram frustrações e infelicidades. Aqui vai para você a dica da Bicicleta.

Quando eu era pequeno adorava andar e correr de bicicleta. Um dia houve uma competição em frente ao Campo do Santos, na Vila Belmiro em Santos, onde eu morava. La fui eu com a minha bicicletinha infantil me inscrever na corrida. Havia mais de 50 outros corredores. Ainda assim, peguei o meu número de inscrição e fui todo confiante com a certeza da vitória. Na faixa da largada coloquei a minha bicicletinha na primeira linha, atropelando todo mundo. Meu pai assistia calado da rua. Olhei para ele, o juiz deu a largada e saimos todos. Nos primeiros 20 metros eu estava na frente. Depois todos foram me passando, cheguei na frente de apenas oito corredores… perdedores como eu. Fiquei revoltado com a minha falta de talento. Meu pai então chegou para mim, me abraçou e me fez um elogio: Parabéns pela vitória! Que vitória, pai, perguntei, voce não viu? Cheguei entre os últimos.

Como entre os últimos, ele disse. Voce estava tão entusiasmado para correr que não percebeu uma coisa muito importante. Voce viu o tamanho da sua bicicleta e o das outras? A sua bicicleta é infantil. As outras são grandes. A cada pedalada eles andavam muitos metros na sua frente. É simplesmente impossível ganhar uma corrida de bicicletas, quando a sua é de criança e as outras de adulto. O tamanho da roda, das pedaladas faz toda a diferença.

Então meu pai me fez ver que eu havia chegado na frente de todos os outros que tinham bicicletas do mesmo tamanho da minha. Eu era o campeão da minha categoria. Sucesso e felicidade na vida é a mesma coisa.

É preciso olhar para a vida como uma escada, onde cada degrau vencido precisa ser comemorado. E, cuidado! Veja se voce não está commpetindo com uma bicicletinha, ao lado de bicicletas gigante e colhendo frustrações por não chegar em primeiro nessa corrida impossível.

 O tamanho da sua bicicleta faz toda a diferença.

Deixe um comentário

