O mundo digital avança


Democratização dos meios digitais dissemina a utilização das mídias sociais

Sabemos que a Internet surgiu comercialmente na década de 1980 e que houve grande estardalhaço que antecedeu a bolha no início da década seguinte. Porém, o que se percebe hoje é um crescimento muito mais consistente, devido, principalmente, à democratização dos meios digitais e à produção de conteúdos pelo usuário.

Essa democratização, unida a ferramentas de grande poder de disseminação como o Twitter e aos aparatos celulares tem provocado um movimento muito interessante: a percepção de que não se pode mais ficar de fora dessa realidade. Aqueles que ainda não se utilizam dessas ferramentas parecem muitíssimo incomodados, buscando se atualizar de forma quase urgente.

O Twitter, mais do que outras ferramentas, trouxe esse senso de urgência, pois se disseminou de forma muito rápida. Embora ele exista há mais de três anos e tenha sido concebido com outro propósito, foi no final de 2008 que teve seu uso intensificado por parte dos brasileiros e passou a ser empregado por muitas empresas para gerar negócios, como é o caso de uma construtora que vendeu um apartamento por meio dele.

Por que essa modalidade de relacionamento digital hoje impacta a vida até mesmo de quem ainda nem aderiu a ela? Porque curiosamente ela está associada a muitas atividades que ocorrem à nossa volta, como o nosso presidente da República que criou perfis em redes sociais e também está no Twitter, ou então porque está sendo usada até mesmo para a organização de protestos como se viu no caso das eleições no Irã ou na Moldávia.

O Twitter é mais dinâmico do que outras ferramentas e por isso pode ser considerado um medidor de tendências ou como um termômetro para empresas acompanharem crises. Ele pode, inclusive, ser utilizado para sentir a evolução de alguma epidemia, como a gripe A, popularmente conhecida como suína. No mundo empresarial, algumas companhias que já faziam acompanhamento de suas marcas nas redes sociais, hoje incluíram também os microblogs (outro nome dado ao Twitter, pois ele permite até 140 caracteres apenas) nessas análises.

Empresas como a Dell estão utilizandoo para vender produtos e solucionar problemas dos clientes. A fabricante de eletrônicos, LG também utiliza-o para fazer promoções instantâneas e até mesmo a IBM, para facilitar a comunicação entre seus cientistas pelo mundo afora. No Brasil, o grupo B2W, responsável pelas marcas Submarino e Americanas.com, também está presente, pois mais de oito mil pessoas optaram por receber promoções via Twitter.

Além disso, há empresas que têm se perpetuado na Internet por estarem sempre inovando, como é o caso da Amazon, que utiliza a chamada “web semântica” para vender cada vez mais produtos. Essa nova definição da web é o uso inteligente do cruzamento de informações para levar ofertas de forma segmentada a cada tipo de consumidor, gerando, obviamente, resultados muito mais efetivos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s