Positivismo no varejo brasileiro!!


Otimismo brasileiro bate recorde e aumenta vendas

Diário do Grande ABC
Os consumidores brasileiros estão em terceiro lugar mundial quando o assunto é otimismo econômico. A conclusão é do estudo realizado pela consultoria Nielsen com 17,5 mil pessoas em 29 países e divulgado ontem. O País registrou 110 pontos em escala que vai de 0 a 200. No Grande ABC, o otimismo também já é sentido pelas associações comerciais e lojistas.

O presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti, aponta que os bons índices já começam a aparecer no mercado. Entre dezembro e janeiro, comerciantes locais registraram maior procura por itens supérfluos, como artigos eletroeletrônico e aparelhos celulares, do que o registrado no mesmo período de 2008. “Essa disposição de consumo tem sido importante para o comércio e para indústria. E, neste contexto, a saída de itens supérfluos não pode ser vista como pejorativa, porque o turismo, produtos eletrônicos em geral e até telefonia são itens de consumo bastante importantes para qualidade de vida”, afirma Muneratti.

O presidente avalia que a recuperação do mercado deve-se, principalmente, ao bom momento das indústrias brasileiras. “É fruto da condição de oferta de emprego na região e no Brasil. O trabalhador se sente mais confortável, mais seguro em relação à permanência no emprego. A prestação de serviços também tem crescido muito e já mostra diferenças no comércio”, afirma Muneratti.

TURISMO – O ramo de turismo foi um dos que mais identificou aumento nas vendas no Grande ABC. Caroline Giglio de Melo Araújo Álvares, gerente da Agência Facility, especializada em viagens internacionais, avalia que houve crescimento de 40% na busca por destinos internacionais no último semestre do ano passado. “Foi um ano atípico por causa da crise e também pela gripe suína. Muita gente segurou as viagens para o fim de ano. Com isso, viagens para Orlando, Miami, Nova York já estavam praticamente esgotadas em agosto e setembro (do ano passado). Trabalhamos muito no fim de ano para conseguir bons preços”, diz a gerente.

A busca por destinos nacionais também cresceu nas lojas da região. Segundo estimativa de agências de viagens localizadas no Shopping ABC e no ABC Plaza, de cada dez pessoas que buscaminformações sobre pacotes, sete finalizam a compra.

BOM MOMENTO – O Brasil terminou a pesquisa com o primeiro lugar no ranking da América Latina. Segundo o estudo, 49% dos brasileiros acreditam que 2010 será um excelente momento para voltar a gastar com supérfluos. Despesas com as férias foram citadas por 39% dos consumidores, enquanto 43% irão comprar artigos tecnológicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s