Enquanto isso….


Vendas de aparelhos de ar condicionado puxam desempenho do varejo

Valor Online
O setor de móveis e eletrodomésticos foi o principal responsável pelo crescimento de 1,1% no mês de novembro nas vendas do varejo brasileiro na comparação com o mês anterior.

Para Nilo Lopes Macedo, coordenador de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as altas temperaturas em boa parte do país elevaram o comércio de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

“A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Importados) e o forte calor que atingiu a maior parte das regiões brasileiras contribuíram para o aumento das vendas destes produtos”, afirmou Macedo. Em novembro, móveis e eletrodomésticos registraram uma expansão de 5,9% contra outubro.

Macedo também destacou a recuperação das vendas de materiais de construção, que no penúltimo mês do ano passado tiveram um crescimento de 2,7% na comparação com outubro. Até novembro, contudo, os setor acumula queda de 7,7%.

“As famílias ainda estão com um pouco de receio para tocar suas obras. Por isso, o consumo neste segmento foi retomado só no último trimestre. De qualquer maneira, as perspectivas são positivas para os próximos meses”, explica.

Segundo Macedo, o aumento de 8,7% nas vendas do varejo em novembro de 2009 em relação ao mesmo período de 2008, refletem o quadro favorável da economia brasileira e a base baixa de comparação.

Na época, a economia mundial amargava os primeiros efeitos da crise financeira mundial após a falência do banco de investimentos Lehman Brothers em setembro de 2008.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s